sábado, 17 de novembro de 2007

A utopia da privacidade

- Hoje, li um artigo interessante do jornal norte-americano Washington Post, chamado "The Picture of Conformity" (no português, "O Retrato da Conformidade"). A reportagem fala de como as pessoas estão mudando seus hábitos e comportamentos por causa da presença de câmeras e outros aparatos de vigilância em locais públicos. Aliás, o texto vai muito além disso. Ele ainda dá destaque para o controle de informação que recai sobre meios privados de comunicação pessoal, como telefones celulares e e-mails.
- Essas preocupações parecem pertencer apenas a países como Estados Unidos e Inglaterra, onde questões de segurança nacional são levadas muito a sério - principalmente por causa da hostilidade mostrada por boa parte da comunidade árabe. No Brasil, porém, o fenômeno de controle da informação também está presente. Nas grandes capitais, a presença de câmeras de vigilância em locais de grande concentração de pessoas já não é novidade há muitos anos. Já estamos, de certa maneira, acostumados demais com o problema da segurança para discutirmos se nossa privacidade está ou não sendo afetada com esse processo.
- Como relata a reportagem do Washington Post, grande parte das pessoas concorda com a utilização de câmeras e microfones em locais públicos para que a segurança esteja assegurada. Sabemos muito bem que esses caprichos do "Grande Irmão" não evitam crimes como os atentados de 11 de setembro, ou os ataques a bomba a trens de Madri, em 2004. No entanto, é necessário discutir como a vigilância afeta o dia-a-dia das pessoas. Estar sob os olhos de câmeras certamente causa um incômodo enorme, que nos faz agir de maneira diferente do que quando estamos livres de olhos ou ouvidos não convidados.

Créditos da imagem: Allposters.com

Mergulhe no assunto:
- Livros
Fortaleza Digital
(1998) - Dan Brown
1984 - George Orwell
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

- Filmes
Inimigo do Estado (1998)
O Show de Truman (1998)
Minority Report - A Nova Lei (2002)
A Identidade Bourne (2002)
A Supremacia Bourne (2004)
O Ultimato Bourne (2007)

Nenhum comentário: