quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

(Con)Fusão de estilos

- Antes, eu achava que rock era o meu estilo musical favorito. Rock, pop rock, rock alternativo... Hoje, amadurecido, percebo que gosto mesmo é de Jazz, Blues e Soul, (além de Mpb e Bossa Nova, é claro). Principalmente os representantes antigos desses estilos: Ray Charles, Chet Baker (foto) Billie Holiday, Sarah Vaughan, Nina Simone, Etta James, Ella Fitzgerald e por aí vai. Norah Jones e Diana Krall, mais recentes, também fazem boa música.
- Mpb eu quase não ouvia. Através do blues me aproximei a esse estilo, e comecei a apreciar bons artistas, como Marisa Monte, Elis Regina e Maria Rita.
- Não deixei de gostar de rock, e nunca vou deixar. Mas até o meu gosto por rock amadureceu. Gosto de poucas bandas, que possuem um estilo mais ou menos parecido: pop rock, indie rock, rock alternativo e piano rock.
- Ah, já ia esquecendo de música erudita. É um estilo muito diferente, nobre, mas que representa a genialidade de verdadeiros e genuínos 'artistas musicais', livres da pressão de gravadoras e empresários, e preocupados em fazer apenas aquilo que gostam. A música contemporânea perdeu muito disso, mas ainda é possível encontrar artistas que fazem música de uma maneira livre e criativa.

Nenhum comentário: