terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Saiu...

a lista dos indicados ao Oscar 2008, que acontecerá no dia 24 do próximo mês (isso se a greve dos roteiristas de Hollywood, que já dura 12 semanas, não atrapalhar em nada...). Dos indicados, vi poucos filmes, então não posso sair dando muitos palpites (vou vê-los o quanto antes e aí sim fazer uma "listinha", coisa típica de cinéfilo).
- A lista foi apresentada nesta manhã, em Los Angeles, por volta das 11h35 da manhã no horário brasileiro. Ao lado do presidente da academia, estava Kathy Bates, que já teve o gostinho de levar uma estatueta de melhor atriz para casa (em 1991, por Louca Obsessão). A cerimônia foi rápida - pouco mais de dez minutos - e apresentou os indicados nas principais categorias.

Os principais
- Sangue Negro e Onde os Fracos Não Têm Vez aparecem em destaque, cada um com 8 indicações. Os dois concorrem ao prêmio mais cobiçado, o de Melhor Filme, com Juno (4 indicações), Desejo e Reparação (7 indicações) e Conduta de Risco (7 indicações). Destes, o único que não recebeu indicação a Melhor Direção foi Desejo e Reparação, que dominou as indicações ao BAFTA e venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Drama.
- Nos prêmios individuais, o grande destaque foram as indicações de Cate Blanchett a dois Oscars: Melhor Atriz, por Elizabeth - A Era de Ouro, e Melhor Atriz Coadjuvante, por I'm Not There, onde ela representa o cantor Bob Dylan. A atriz acumula, com as referências de hoje, 5 indicações ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (venceu por O Aviador, em 2005) e 4 ao prêmio de Melhor Atriz. Ela concorre com as estreantes em Oscar Ellen Page (Juno), Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor), e com as já indicadas Julie Christie (4ª indicação; Longe Dela) e Laura Linney (3ª indicação; The Savages). Angelina Jolie e Keira Knightley (Desejo e Reparação), que era cotadas para concorrer ao Oscar, não foram relacionadas.
- Entre os homens, a disputa também promete. Daniel Day-Lewis (4ª indicação; Sangue Negro), George Clooney (4ª indicação; Conduta de Risco), Tommy Lee Jones (3ª indicação; No Vale das Sombras) e Viggo Mortensen (1ª indicação; Senhores do Crime) são os escolhidos da Academia.

Os coadjuvantes
- Não, não vou falar sobre os indicados a Melhor Atriz/Ator Coadjuvante, mas sim dos filmes e das categorias secundárias do Oscar. Ratatouille surpreendeu e ganhou 5 indicações (Melhor Filme de Animação, Melhor Roteiro Original, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Trilha Sonora). Encantada, febre de bilheteria do segundo semestre de 2007 nos cinemas americanos, teve três indicações, curiosamente, todas na categoria de Melhor Canção Original. O arrasa-quarteirões Transformers foi citado em três categorias (Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Efeitos Visuais). O Ultimato Bourne, um dos melhores de 2007, também foi agraciado três vezes (Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Som).
- O filme brasileiro O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias acabou não sendo indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Dentre os escolhidos, 3 são europeus - os outros dois concorrentes vêm do Cazaquistão e de Israel.

Confira a lista completa no link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u365896.shtml

Nenhum comentário: