domingo, 7 de março de 2010

Oscar: observações pré-festa

Apesar da farra de dez indicações a Melhor Filme, eu até gostei das películas que entraram na lista final. Não há nenhuma obra-prima, não há nenhuma lástima. Ainda bem. Legal ver surpresas como o movimentado sci-fi District 9 (Distrito 9) e a primeira indicação da Pixar ao prêmio principal, com Up - Altas Aventuras -- não achei tão bom quanto WALL-E, mas tudo bem. Já a indicação de The Blind Sinde (Um Sonho Possível) explicita bem o objetivo da Academia ao elaborar um Top 10 dos melhores do ano, levando em consideração o gosto do público -- o que é discutível; já que são dez filmes de dez estúdios, o interesse também é valorizar o mainstream e atrair público para ver "o filme que teve X indicações ao Oscar". Bateu uma saudade súbita de quando eram apenas cinco indicados, porque o suspense era maior -- nem tanto assim, mas tudo bem também. Hoje, já sabemos que a disputa vai ser entre The Hurt Locker (Guerra ao Terror) x Avatar (ou "Abadah", na voz de Schwarzenegger), Kathryn Bigelow x James Cameron. Minhas preferências e apostas estão listadas abaixo:

Melhor Filme
Preferência: A Serious Man (Um Homem Sério)
Aposta: Guerra ao Terror

Eu gostei de Avatar e adorei Guerra ao Terror. Mas achei o filme dos Coen absolutamente brilhante, uma comédia de humor negro brutal e cruel. Nunca os irmãos mais excêntricos do cinema fizeram um filme tão intimista e autoral quanto este -- não supera o meu favorito deles, Onde os Fracos Não Têm Vez. E tomara que não deixem de premiar Guerra ao Terror. Os deslizes das últimas semanas -- a palhaçada de um dos produtores, Nicolas Chartier, ao enviar e-mails a membros da Academia, pedindo votos; e o processo movido por um sargento de uma unidade antibombas contra o roteirista Mark Boal, por invasão de privacidade -- não devem ter efeito negativo na votação, que aconteceu um pouco antes dos escândalos.

Melhor Direção
Preferência: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror
Aposta: idem

Bigelow é a grande estrela de Guerra ao Terror. A direção delicada e cuidadosa não deixa o filme rumar para o melodrama, nem para a ação descerebrada ou mesmo dar solucões para o conflito no Iraque.

Melhor Roteiro Original
Preferência: Mark Boal, por Guerra ao Terror
Aposta: idem

Só me decidi agora pelo script do Mark Boal, agora mesmo. Estava entre Boal e Tarantino, pelo divertidíssimo Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios). Se há uma categoria imprevisível, é esta. A Academia costuma usá-la (e também a de Adaptado) para premiar filmes que não vão muito longe na premiação, mas possuem excelentes textos. Se Bastardos levar, não fico surpreso. (Não vi The Messenger, mas acho que não leva.)

Melhor Roteiro Adaptado
Preferência: Jason Reitman e Sheldon Turner, por Up in the Air (Amor sem Escalas)
Aposta: idem

Será o único prêmio da agradável comédia romântico-corporativa de Jason Reitman, co-adaptada do livro de Walter Kim com Sheldon Turner -- seu primeiro trabalho expressivo. Quando vi o filme, acho que no fim do ano passado, quase todo mundo apontava Amor sem Escalas como o favorito aos principais prêmios da temporada. Com Avatar esmagando recordes nas bilheterias e a crítica fazendo o hype de Guerra ao Terror, o filme perdeu ar (não resisti hehe), quero dizer, fôlego nos últimos meses e a preferência da imprensa. Mas esse prêmio é quase garantido. Muita gente gostou do debut de Nick Hornby no roteiro de An Education (Educação), mas eu achei bem fraquinho e convencional. (Ah, e eu não vi In the Loop, mas acho que não leva também.)

Melhor Atriz
Preferência: Carey Mulligan, por Educação
Aposta: Sandra Bullock, por Um Sonho Possível

Sem Sandra Bullock, Um Sonho Possível seria um filme ruim. Ela dá a energia que a trama precisa para funcionar e emocionar, mesmo com todo o catálogo de clichês que acompanha o script. Não vi Helen Mirren em The Last Station (indicado também em Ator, com Christopher Plummer), mas a mulher mais brilhante entre as indicadas é Carey Mulligan, de longe, a melhor coisa do um pouco decepcionante Educação -- e o overacting de Meryl Streep no insosso Julie & Julia não merecia ter sido lembrado.

Melhor Ator
Preferência: Jeremy Renner, por Guerra ao Terror
Aposta: Jeff Bridges, por Crazy Heart (Coração Louco)

Só vi a perfomance de dois indicados, fica difícil analisar. Só sei que gostei muito do Renner e que Bridges vai levar o prêmio, apesar de não ter visto Coração Louco -- a tradução literal ficou horrível, será que não dava pra realmente adaptar o original, não?

Melhor Atriz Coadjuvante
Preferência: Mo'Nique, por Preciosa
Aposta: idem

Não vi Penélope nem Maggie, mas vi Mon'Nique entregando uma atuação explosiva, sincera e até demasiado dramática. Do jeito que a Academia gosta.

Melhor Ator Coadjuvante
Preferência: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios
Aposta: idem

Saí da sessão de Bastardos embasbacado com a interpretação insana do austríaco. O pessoal de Cannes e do Globo de Ouro também. Com a Academia, espero que não seja diferente.

Melhor Filme de Animação
Preferência: -
Aposta: Up - Altas Aventuras

Oscar óbvio. O desenho é bonitinho, certinho e bobinho. Fora The Princess and the Frog (A Princesa e o Sapo), todos os outros parecem mais interessantes.

Melhor Filme Estrangeiro
Preferência: Un Prophète (O Profeta)
Aposta: Das weisse Band (A Fita Branca)

Leia meu último post.

Melhor Documentário
Preferência: The Cove (A Enseada)
Aposta: idem

Só vi The Cove, mas a torcida de todo mundo é por esse doc revelador sobre a matança de golfinhos em Taiji, Japão. Aliás, tem muito a dizer também sobre a ganância humana e a falta de cuidado com o meio-ambiente.

Melhor Montagem
Preferência: Bastardos Inglórios
Aposta: Guerra ao Terror

Exceto Preciosa (incompreensível menção; era pra ser a quinta indicação de Star Trek), os indicados têm um excelente trabalho de edição. Guerra ao Terror vai ganhar pelo conjunto da obra, apesar de a narrativa tarantinesca ter me agradado mais.

Melhor Trilha Sonora
Preferência: -
Aposta: Michael Giacchino, por Up - Altas Aventuras

Não dá pra opinar porque não conferi Desplat (O Fantástico Sr. Raposo) e Zimmer (Sherlock Holmes), e as trilhas de Horner (Avatar) e Giacchino (também de Lost) não me impressionaram -- Marco Beltrami, Buck Sanders, de Guerra ao Terror, quase não têm chance. Vou com o hype.

E para resumir o resto: Canção Original deve ficar com The Weary Kind, de Coração Louco; Direção de Arte e Figurino, com The Young Victoria (A Jovem Rainha Victoria); Maquiagem, com Star Trek (já que, você sabe, Avatar vai levar os prêmios técnicos, vou torcer pelo único prêmio que Star Trek tem chance de levar); e Som, Edição de Som, Efeitos Visuais e Fotografia, (aqui, torço por A Fita Branca) com Avatar.

A premiaçao nem começou, mas eu já me cansei do Oscar.

Nenhum comentário: