sábado, 1 de maio de 2010

Ri de mim mesmo

Estou com Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works), novo do Woody Allen recentemente lançado nos cinemas brasileiros, há pelo menos seis meses no notebook. É o mal do hype negativo: li uma meia dúzia de reviews de gente que detestou o filme e a má influência me fez perder o interesse. Até que decidi, enfim, ver como Allen se sairia dirigindo o sempre cômico e genial Larry David. O resultado é um pouco daquilo que já esperava, ou seja, o filme não tem nada de original, toma emprestado coisas de outros filmes do próprio realizador: a relação de um homem mais velho com uma ninfeta sonsa e levemente ingênua (estou sendo irônico) imediatamente remete a Manhattan; o tipo maníaco e perturbado, além de intelectual e pessimista de David remonta ao Woody Allen de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa; a interação do personagem principal, Boris (David), com o espectador faz clara menção a A Rosa Púrpura do Cairo (meu Allen favorito!) e outros filmes, é que só consigo me lembrar desse agora. Ok. Mas qual o problema nisso tudo?

O que importou pra mim foram as boas risadas que dei da arrogância de Boris e do deslumbramento de Melody diante da genialidade do físico, a brincadeira com os estereótipos norte-americanos (o típico sulista WASP, conservador e o típico nova-iorquino existencialista)... Observei no personagem de David um pouco de mim mesmo (estou falando aqui do modo como ele vê a vida, sempre desenganado com a suposta magia dos relacionamentos humanos e a idealizada beleza das coisas improváveis que acontecem conosco o tempo todo). Ainda continuo bastante pessimista, mas ao menos pude rir um pouquinho disso e notar como a dialética na qual procuramos enquadrar o mundo é às vezes desumana.

4 comentários:

Marcus disse...

Felipe,

Você, muito provavelmente, teve essas impressões nostálgicas sobre esse "novo" filme de Woody Allen porque esse roteiro é datado da década de 70. Ocorre que só foi filmado agora. Se lançado à época seria de grande impacto, contudo visto após tantos filmes no currículo a narrativa já conhecida pesa nos ouvidos e nos olhos.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Marcus Cerqueira.

Salvador - BA

Felipe Moraes disse...

Legal, obrigado pela curiosidade, Marcus!

Abraço

Marcus disse...

De nada meu rei.

Já tá no forno o novo dele

"You will meet a tall dark stranger"

Ou, numa tradução livre, "Você vai conhecer um moreno alto".

Título um tanto quanto feminino demais, mas deixa pra lá...hehe

Freida Pinto, Anthony Hopkins e Naomi Watts.

Parece bem interessante também.

Continue a postar aí guerreiro! Se me permite uma sugestão, assista Io Non Ho Paura (Eu não tenho Medo) Filme italiano bem interessante. Ou "A desconhecida", filme não tão bem recebido de Tornatore.


Abraços!

Marcus Cerqueira - Salvador / BA

Felipe Moraes disse...

Ah, li umas coisas sobre o filme em coberturas de Cannes, parece ser um filme bastante diferente dele.

E obrigado pelas recomendações!

Ando sempre ausente, sempre falta tempo, mas devo escrever mais nessas férias de meio de ano.

Abraço,

Felipe Moraes